top of page

Articulações, Ligamentos e Tendões

Articulações: As articulações são as principais responsáveis por dar origem aos movimentos realizados pelo corpo humano. O Sistema Articular é caracterizado por ser a ponte de contato entre os ossos, sendo dividido em três tipos:

* Sinartrose: Articulações compostas por fibras, localizando-se entre os ossos. São caracterizadas por serem inflexíveis, ou seja, não são capazes de se movimentar. Como por exemplo as articulações do crânio, do maxilar e da tíbia.

* Anfiartrose: Caracterizadas por conter cartilagens entre os ossos, assim, tornando possível os movimentos do corpo sem acarretar num desgaste excessivo ósseo.

* Diartrose: Localizam-se entre a pele e os ossos, e assim como a anfiartrose, são articulações flexíveis. Caracterizadas por conter as bolsas sinoviais, responsáveis por evitar o atrito, para não ocorrer um possível desgaste. As articulações dos ombros, joelhos e cotovelos são exemplos de articulações diartrodiais.

Além do mais, elementos como a cartilagem articular, os ligamentos, a cápsula articular, a membrana sinovial e os meniscos fazem parte da composição do sistema articular.

 

- Ligamentos: Os ligamentos têm como principal função limitar os movimentos exercidos pelo corpo e também, proteger as estruturas articulares. São cordões curtos de tecido conjuntivo fibroso rico em colágeno, assim formando uma estrutura sólida.

Com o passar do tempo, os ligamentos sofrem uma diminuição de colágeno, resultando na perda a resistência, elasticidade e flexibilidade fazendo com que haja um endurecimento nas juntas.

Tendões: Os tendões são responsáveis por estabelecer a ligação entre os músculos e ossos e transferir força para o esqueleto. Através da multiplicação das células do tecido conjuntivo envolvente, os tendões têm a capacidade de se regenerar.

O tendão calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles, é um dos mais resistentes.

bottom of page