top of page

-ovários: Os ovários, como todos os outros órgãos do sistema reprodutor feminino, estão presentes apenas nas mulheres. Normalmente, há a presença de dois deles, um em cada lado do útero, que são interligados através das trompas de Falópio ou também chamadas de tubas uterinas. Cada ovário apresenta uma forma externa e outra interna. Em uma mulher adulta, na parte externa está presente uma grande quantidade de folículos de tamanhos distintos, na qual têm-se a produção dos óvulos. A cada mês aproximadamente, ocorre a fase fértil da mulher, onde um dos ovários lança um óvulo na tuba uterina. Esse processo é chamado de Ovulação.

- tubas uterinas: As tubas uterinas (ou trompas de Falópio), como o próprio nome diz, são dois tubos responsáveis por fazer a ligação entre os ovários e o útero.

Em geral, as tubas uterinas têm duas principais funções: transportar o óvulo que está presente no ovário até o útero e também, é o local onde ocorre a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.

Pelo fato de haver essa ligação entre o óvulo e o útero, o óvulo amadurecido sai do ovário e penetra na tuba. Caso haja a fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, ocorre a formação de uma célula-ovo, também chamada de zigoto Que, após, é encaminhada até o útero, onde se fixa e se desenvolve, originando um novo ser.

bottom of page